O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba Promove Curso de Capacitação Técnica em Conservação de Solo e Águas com Barraginhas

O curso organizado pela CATI – EDR Bragança Paulista, realizado no dia 24/04, foi ministrado pelo Engº Agrº Luciano Cordoval de Barros da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas-MG e abrangeu atividades teóricas e práticas com a implantação de barraginhas com retroescavadeira.

O curso que teve duração de 8 horas, capacitou dezoito técnicos da CATI Regional de Bragança Paulista na utilização das barraginhas, como prática alternativa de conservação de solos em locais onde a declividade do terreno é acentuada e as práticas convencionais não são adequadas - realidade encontrada na maioria dos municípios da região.

De acordo com o organizador do curso, o Eng. Agro. Marco Faria, a conservação do solo é primordial para o homem do campo e vital para toda a sociedade - "Quando o produtor adota práticas de conservação do solo ele melhora sua produção, pois o solo conservado evita a perdas de insumos aplicados no plantio das culturas, além disso, conservando o solo, ele também conserva as estradas rurais, pois solos degradados contribuem nos processos erosivos de estradas a jusante e este problema acaba chegando aos mananciais, causando assoreamento. Outro ponto importante para todos, é que conservando o solo conserva-se a água, melhorando sua infiltração e recarga do lençol freático e dos mananciais que abastecem as cidades."

A Associação Mata Ciliar, através do Projeto Águas do Piracicaba, ao colaborar na capacitação dos técnicos da CATI visou fomentar a implantação das barraginhas na região.

O "Águas do Piracicaba" é um projeto socioambiental que atende 20 municípios do estado de São Paulo. Seu desenvolvimento conta com o poio da CATI-EDR Bragança Paulista, parcerias com prefeituras, associações, escolas e grupos de jovens e, patrocínio da Petrobras – Programa Petrobras Ambiental.

Crédito das Fotos: CATI EDR Bragança Paulista


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal