O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Depoimento do Engº Agrº Moacir Marcelino Ribeiro, da CATI, sobre o projeto "Águas do Piracicaba"

Engº Agrº Moacir Marcelino Ribeiro - CATI

... o que precisamos ...

... valorizar, respeitar ...

Barraginha às margens de uma estrada em uma propriedade de agricultores familiares – Vargem (SP)

Favorecendo infiltração e reabastecimento aqüífero freático e evitando erosão solo e assoreamento dos mananciais

Fossa Séptica Biodigestora modelo Embrapa – Instalada e em pleno funcionamento tratando esgoto doméstico no Bº Ponte Alta, Vargem (SP), "incorporada ao plantio de milho"

Outra fossa séptica Biodigestora Modelo Embrapa: Instalada e em pleno funcionamento. Ao fundo córrego que antes recebia esgoto sem tratamento

Em tempos onde é moda o "Ambientalmente correto" tudo se converge para a manutenção da qualidade de vida das pessoas, mas principalmente, da preservação do "Planeta Azul".

Estamos aguardando a chegada do ano vindouro e ... olhando pra trás vemos muitos frutos colhidos e a colher ....

No biênio 2011/2012, em Vargem surgiu uma Estrela nova no céu – "O Águas do Piracicaba"!!! Um projeto socioambiental, realizado pela Associação Mata Ciliar, com apoio da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral Regional de Bragança Paulista, com patrocínio da Petrobrás, através do Programa Petrobrás Ambiental e parcerias diversas com prefeituras, escolas, ong´s etc. Este projeto veio ao anseio de muitas pessoas, principalmente do meio rural. Trazendo diversos projetos socioambientais, de educação ambiental, capacitação de pessoas e também preservando nossa Água com barraginhas e tratamento do esgoto doméstico por meio das fossas. Em Vargem foram doadas pelo programa 45 Kit´s de fossas sépticas biodigestoras modelo Embrapa atendendo 45 famílias no meio rural. Ainda temos muitos pedidos de fossas, de cursos, enfim, o Águas do Piracicaba despertou de forma concisa interesse da população para cada qual fazer sua parte. Perdoem-me a sinceridade, mas este projeto superou todas as minhas expectativas .... ao ver um beneficiário com um sorriso largo no rosto dizendo que "... somente com a parceria e a união de todos que vamos melhorar o mundo..." isto é muito gratificante, creio que para mim e para muitos que de forma direta ou indireta contribuíram para o sucesso do "Águas do Piracicaba"!!!

Tenho a convicção de que mudar é fundamental. Mas ter a possibilidade de mudar e ver que é viável é melhor ainda!!! Seguem algumas fotos dos trabalhos voltados para preservação da água e do meio ambiente:

Enfim, Vargem e os municípios participantes do Projeto receberam um inestimável legado que veio através do "Projeto Águas do Piracicaba". – que melhorar nossas vidas é viável e Possível.

Vargem e eu, Engº Agrº Moacir Marcelino Ribeiro, agradecemos este acontecimento em nossas vidas e parabenizamos a Associação Mata Ciliar e todos os demais atores envolvidos no sucesso do Projeto "Águas do Piracicaba"!!!

Parabéns a todos!!!


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal