O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba Promove Saneamento do Bairro Guaraiúva com Fossas Sépticas Biodigestoras

Fossa biodigestor instalada no bairro Guaraiúva em Vargem

Entrega de fossas bioidigestoras do Projeto Águas do Piracicaba aos moradores do bairro Guaraiúva em Vargem

No dia 28/05, o Projeto Águas do Piracicaba entregou o último lote de fossas bioidigestoras ao município de Vargem. Do total de 34 kits de fossas doadas, boa parte foi destinada ao bairro Guaraiúva e atendimento de outras áreas rurais da região.

Os kits doados pela Associação Mata Ciliar através do projeto socioambiental Águas do Piracicaba, seguem o modelo da EMBRAPA que é constituídos por três caixas d’água de 1000L acopladas por tubos e conexões de PVC e ligadas ao vaso sanitário da residência. O sistema tem a função de realizar a decomposição das fezes humanas a partir da atividade microbiana do esterco bovino e, consequentemente reduzir a poluição orgânica dos corpos d’água e minimizar as chances de propagação de doenças.

No município de Vargem, a doação de recursos do Projeto Águas do Piracicaba vem demonstrado que a gestão participativa dos recursos naturais promove benefícios sociais e ao mesmo tempo, a preservação do meio ambiente.

Em Vargem, a Casa da Agricultura Municipal além de cadastrar os interessados em receber as fossas, tem orientado na sua instalação. Ao morador beneficiado, fica a responsabilidade de sua montagem e manutenção.

O Projeto Águas do Piracicaba é uma realização da Associação Mata Ciliar, conta com o apoio da CATI Regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental e colaboração das casas de agriculturas municipais, prefeituras, instituições de ensino e demais entidades públicas e privadas, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.

Esquema de funcionamento da fossa biodigestora


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal