O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba protegendo as águas de Joanópolis

Sr. Décio (centro) beneficiado com a doação de fossas biodigestoras do Projeto Águas do Piracicaba
Entrega na propriedade do Dito Mineiro
Covas abertas para a instalação de 01 kit de fossa biodigestora – Modelo Embrapa

O projeto socioambiental "Águas do Piracicaba", dando continuidade às suas ações em Joanópolis, distribuiu no último dia 19 de janeiro 07 conjuntos de fossas sépticas biodigestoras aos produtores rurais cadastrados pela Casa da Agricultura do município.

As fossas biodigestoras seguem o modelo EMBRAPA, constituído por três caixas d'água de 1000L acopladas por tubos e conexões de PVC e ligadas ao vaso sanitário da residência, têm a função de realizar a decomposição das fezes humanas a partir da atividade microbiana do esterco bovino evitando a poluição orgânica dos corpos d'água e a contaminação de doenças.

Em Joanópolis, o Projeto Águas do Piracicaba já atingiu cerca de 1700 pessoas através de diversas ações como: doação de fossas biodigestoras, construção de barraginhas, promoção de Oficinas de Capacitação voltadas à geração alternativa de renda e, apresentação da peça teatral "O Caminho da Casa do Vovô Gepet" aos alunos do ensino básico da rede pública municipal.

Com o objetivo de promover a gestão participativa dos recursos hídricos, o Projeto Águas do Piracicaba tem se articulado com os diversos segmentos da sociedade na busca conjunta de qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, incentivando a adoção de práticas que contribuam para a recuperação de áreas degradadas e conservação de nossos recursos hídricos.

O "Águas do Piracicaba" é um projeto socioambiental realizado pela Associação Mata Ciliar e tem ações em 20 municípios da região bragantina, Circuito das Águas Paulista e região de Jundiaí. Para tanto, conta com o apoio da CATI Regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental, além de colaboração das casas de agricultura municipais, prefeituras, instituições de ensino, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal