O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba ajudando a produzir água em Joanópolis

Um terreno sem cobertura vegetal adequada dificulta a infiltração da água das chuvas no solo, o que aumenta o volume da água superficial escoada, muitas vezes vindo a se concentrar na forma de enxurrada que acaba provocando inúmeros problemas ambientais como erosão, aumento da frequência de enchentes, poluição e assoreamento dos corpos d'água.

Diante dessa realidade, o Projeto Águas do Piracicaba contando com o apoio técnico da CATI EDR Bragança Paulista e Casa da Agricultura de Joanópolis, vêm construindo pequenas bacias de captação de água, também chamadas de barraginhas em algumas propriedades rurais de Joanópolis.

As barraginhas são pequenas escavações no solo, em formato semicircular, que funcionam como se fossem caixas-d'guas naturais, abertas nos declives onde fluem as enxurradas. Ao cair a chuva, essas escavações se enchem com enxurradas, armazenando água durante curto período e promovendo sua infiltração lenta no solo, evitando o rápido escoamento da água pelo terreno e reduzindo o processo de erosão do solo pela enxurrada. Ao cessar a chuva, a água que ficou retida penetra no solo, abastecendo o lençol freático e as nascentes a jusante das barraginhas, proporcionando a umidade ao solo por um período que ultrapassa a estação chuvosa. Essa técnica desenvolvida pelo pesquisador Luciano Cordoval, da Embrapa e já foi testada em várias áreas do semi-árido brasileiro.

Em Joanópolis já foram construídas 30 barraginhas das 91 cadastradas. Cada uma delas tem capacidade de armazenamento que varia de 20 a 40 m3 de água, conforme a declividade do terreno e características do solo. Para exemplificar a sua eficiência, nesses períodos de chuvas intensas, esses mini-açudes evitaram que cerca de 1000 m3 de água viessem "lavando" as áreas rurais declivosas do município, provocando a perda do solo e o assoreamento de corpos d'água. Ao invés dessa degradação ambiental, essa água ao infiltrar no solo reabastecerá os lençóis freáticos da região, perenizando as áreas mananciais, os córregos e os rios.

Além das barraginhas, o Projeto Águas do Piracicaba tem procurado colaborar com diversas outras ações ambientais em município, como em eventos e atividades de educação ambiental, capacitação de agricultores e doando fossas biodigestoras para o saneamento da zona rural de Joanópolis.

O "Águas do Piracicaba" é um projeto socioambiental desenvolvido pela Associação Mata Ciliar e atende 20 municípios do estado de São Paulo. Sua realização tem o poio da CATI Escritório Regional de Bragança Paulista, parcerias com prefeituras, casas da agricultura municipais, associações, escolas e grupos de jovens e, patrocínio da Petrobras - Programa Petrobras Ambiental.

Fotos: Marcos Faria


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal