O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

A arte de se fazer pães inicia atividades do Projeto Águas do Piracicaba com Jovens em Joanópolis

O Projeto Águas do Piracicaba realizado pela Associação Mata Ciliar em parceria com a Secretaria de Agricultura de Joanópolis realizou no último sábado (14/04), uma oficina de capacitação em Panificação Artesanal voltada ao grupo JUREPA – Juventude Unida Restaurando o Planeta Água.

Os grupos de jovens apoiados pelo Projeto Águas do Piracicaba têm por finalidade fortalecer o papel jovem como multiplicadores de ações destinadas à conservação dos recursos naturais no município. Em Joanópolis, o JUREPA escolheu iniciar suas atividades aprendendo a arte de se fazer pães - alimento básico que nos remete ao melhor aproveitamento do alimento, ao sabor e cheiro do alimento sem conservantes e ao resgate das receitas da roça. Tudo isso, numa oficina onde o compartilhar, ensinar e querer aprender além de tornar o sábado num dia agradável e produtivo, permitiu um final de curso repleto de guloseimas deliciosas para degustação.

A oficina ministrada pela culinarista Ivone Ap. Araújo contou com 19 participantes, sendo a maioria componente do grupo de jovens JUREPA que aprenderam a fazer mais de 20 pães diferentes. O grupo pretende utilizar algumas das receitas e técnicas aprendidas, na produção pães e venda para arrecadação de dinheiro para as futuras atividades.

Outras oficinas de culinária já estão programadas para ocorrer com a participação do JUREPA que também planeja monitorar a qualidade da água do município; produzir mudas de árvores nativas e; montar uma peça teatral com temática ambiental. O Águas do Piracicaba é um projeto socioambiental com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental que visa a gestão participativa dos recursos hídricos. Atende 20 municípios da região Bragantina, Circuito das Águas e Jundiaí e conta com o apoio da CATI EDR Bragança Paulista, casas de agricultura municipais, prefeituras, instituições de ensino, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal