O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Notícias

Depoimento do Engº Agrº Moacir Marcelino Ribeiro, da CATI, sobre o projeto "Águas do Piracicaba"

Segundo Moacir, o projeto proporcionou um "inestimável legado" para Vargem, um dos municípios beneficiados no estado de São Paulo.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba recebe o "Oscar da Água"

O Projeto Águas do Piracicaba, realizado pela Associação Mata Ciliar, com patrocínio da Petrobras Ambiental, foi premiado em primeiro lugar na categoria Sociedade Civil - Ações de Conscientização e Sensibilização Ambiental no 6º Prêmio Ação pela Água 2012, do Consórcio PCJ.
Leia mais

Águas do Piracicaba promove educação ambiental através da exposição "Ciclo da Vida"

Dentre os esforços empreendidos pelo projeto, as ações de educação ambiental são fundamentais dentro do Águas do Piracicaba, principalmente junto as crianças.
Leia mais

Seminários do Projeto Águas do Piracicaba promovem momento de discussão sobre práticas de educação ambiental nas escolas de Pedra Bela, Amparo e Jundiaí

A Associação Mata Ciliar, encerrando as oficinas de capacitação ambiental para professores realizadas ao longo do ano, através do Projeto Águas do Piracicaba, organizou em parceria com as secretarias municipais de educação, Seminários sobre Práticas de Educação Ambiental nos municípios de Pedra Bela, Amparo e Jundiaí.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba junto com a Conexão ONG Mirim dizem NÃO aos crimes ambientais, mas SIM à preservação da vida no planeta

Na bela manhã de sexta-feira (03/08), a Associação Mata Ciliar através do Projeto Águas do Piracicaba promoveu a soltura de animais silvestres na EMEB Duílio Maziero com o intuito de oferecer aos alunos e professoras uma vivência integrada com a natureza de forma que a temática ambiental abordada em sala de aula passasse do discurso à prática.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba Capacitando Pedreira no Preparo do Delicioso Café da Roça

No dia 24/07, o Projeto Águas do Piracicaba promoveu na sede do Serviço de Obras Sociais de Pedreira, a Oficina de Capacitação no preparo do tradicional "Café da Roça".
Leia mais

Conexão Plantando o Futuro Aprendendo com a Visita Monitorada

Os multiplicadores das ações do Projeto Águas do Piracicaba em Pinhalzinho que integram a Conexão Plantando o Futuro, visitaram o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação Mata Ciliar, no último domingo dia 24/06 e desenvolveram diversas atividades voltadas ao aprendizado, vivência e sensibilização ambiental.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba e Eco Jovens Celebram a Semana do Meio Ambiente com Benção das Águas no Bairro dos Pereiras

No último domingo (10/06), a semana do meio ambiente foi celebrada no Bairro dos Pereiras através da Benção das Águas organizada pelo grupo Eco Jovens com o apoio do Projeto Águas do Piracicaba e Casa da Agricultura de Amparo.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba Promove Saneamento do Bairro Guaraiúva com Fossas Sépticas Biodigestoras

No dia 28/05, o Projeto Águas do Piracicaba entregou o último lote de fossas bioidigestoras ao município de Vargem. Do total de 34 kits de fossas doadas, boa parte foi destinada ao bairro Guaraiúva e atendimento de outras áreas rurais da região.
Leia mais

Kits Ecológicos do Projeto Águas do Piracicaba Chegam às Escolas de Pedra Bela

As professoras da rede municipal de ensino de Pedra Bela, após passarem pelas oficinas de capacitação em Educação Ambiental promovidas pelo Projeto Águas do Piracicaba, começam a utilizar os kits ecológicos do Projeto, como ferramenta didática para o ensino de conceitos relacionados à conservação da qualidade da água e fauna brasileira.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba capacitando Pinhalzinho na arte da panificação

Na quinta-feira (26/04), o Projeto Águas do Piracicaba, promoveu em Pinhalzinho, uma Oficina de Capacitação em Panificação Artesanal, ministrada pela culinarista Ivone Ap. Araújo que ensino técnicas e receitas de 20 tipos de pães caseiros.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba conscientizando jovens através de atividade educativa no viveiro de mudas da Associação Mata Ciliar

No dia 27/04, o grupo de jovens do Projeto Cidadania do município de Pedreira visitou as instalações do viveiro de mudas da Associação Mata Ciliar em Pedreira.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba Promove Curso de Capacitação Técnica em Conservação de Solo e Águas com Barraginhas

O curso organizado pela CATI – EDR Bragança Paulista, realizado no dia 24/04, foi ministrado pelo Engº Agrº Luciano Cordoval de Barros da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas-MG e abrangeu atividades teóricas e práticas com a implantação de barraginhas com retroescavadeira.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba Promovendo o Saneamento Rural em Bom Jesus dos Perdões

O projeto socioambiental Águas do Piracicaba entregou no dia 19 de fevereiro, o último lote de fossas sépticas biodigestoras ao município de Bom Jesus dos Perdões. Um total de 11 kits de fossas modelo EMBRAPA foi instalado na região de forma a substituir as fossas negras e/ou o esgoto a céu aberto na área rural.
Leia mais

A arte de se fazer pães inicia atividades do Projeto Águas do Piracicaba com Jovens em Joanópolis

O Projeto Águas do Piracicaba realizado pela Associação Mata Ciliar em parceria com a Secretaria de Agricultura de Joanópolis realizou no último sábado (14/04), uma oficina de capacitação em Panificação Artesanal voltada ao grupo JUREPA – Juventude Unida Restaurando o Planeta Água.
Leia mais

OCA de chocolate em Amparo foi uma delícia!

Logo na manhã de sábado do dia 31/3, dezoito jovens da Conexão Eco-Jovens, integrantes do Projeto Águas do Piracicaba, se reuniram no bairro dos Pereira para participar da oficina de capacitação em chocolate artesanal, ministrada pela culinarista Ivone Ap. Araújo.
Leia mais

Alunos da EMEB Flávio D'Angieri visitam a Mata Ciliar em ação de educação ambiental do Projeto Águas do Piracicaba

Na manhã da quarta-feira, dia 26 de março, 27 alunos da 4ª série puderam aprender mais sobre fauna, flora e água de uma forma muito divertida.
Leia mais

O Projeto Águas do Piracicaba marca o Mês da Água com Oficinas de Capacitação Ambiental para Professores

No mês em que se comemora do Dia Internacional da Água (22), o Projeto Águas do Piracicaba realizado pela Associação Mata Ciliar (AMC) ensinou aos professores da rede municipal de Jundiaí como avaliar integridade ambiental e qualidade da água de riachos da Serra do Japi.
Leia mais

Monitores Ambientais em ação no Programa Escola da Família de Pinhalzinho

A Escola Estadual Estanislau Augusto que abre as suas portas aos finais de semana para a comunidade usufruir de seu espaço como área de convívio, cultura, serviços e lazer, no último domingo (25/03), também acolheu a equipe de monitores ambientais do Projeto Águas do Piracicaba.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba promove Oficina de Capacitação em Águas de Lindóia

Na quinta-feira (08/03), o Projeto Águas do Piracicaba promoveu no município de Águas de Lindóia a Oficina de Capacitação "Chocolate Artesanal", ministrada pela culinarista Ivone Ap. Araújo.
Leia mais

Crianças, jovens e adultos são alvo das Oficinas de Capacitação do Projeto Águas do Piracicaba em Pedra Bela

Durante as duas oficinas de capacitação ambiental realizadas no dia 28/02 na Escola Municipal de Pedra Bela, as biólogas da equipe da Associação Mata Ciliar, Patrícia Vicentini e Claudia Yoshida, ensinaram às 24 professoras participantes, como analisar a qualidade da água, confeccionar moldes de pegadas de animais silvestres, brincar com o jogo de estratégia de origem indígena "O Jogo da Onça" e montar o painel "Os Silvas" com informações sobre a fauna brasileira.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba protegendo as águas de Nazaré Paulista

O projeto socioambiental Águas do Piracicaba entregou no dia 02 de março, o último lote de 08 conjuntos de fossas sépticas biodigestoras de forma a reduzir a poluição orgânica dos ribeirões na zona rural do município de Nazaré Paulista - substituindo as fossas negras e o esgoto a céu aberto, pelo sistema biodigestor desenvolvido pela EMBRAPA.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba capacita jovens para produção de mudas de árvores nativas

No último domingo, 12 de fevereiro, o Projeto Águas do Piracicaba realizou uma oficina voltada a Produção de Mudas de Árvores Nativa e que foi destinada aos jovens integrantes da conexão "Plantando o Futuro".
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba ajudando a produzir água em Joanópolis

Um terreno sem cobertura vegetal adequada dificulta a infiltração da água das chuvas no solo, o que aumenta o volume da água superficial escoada, muitas vezes vindo a se concentrar na forma de enxurrada que acaba provocando inúmeros problemas ambientais como erosão, aumento da frequência de enchentes, poluição e assoreamento dos corpos d'água.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba despoluindo as águas de Vargem

O projeto socioambiental Águas do Piracicaba entregou, no dia 02 de fevereiro, um segundo lote de fossas sépticas biodigestoras ao município de Vargem.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba protegendo as águas de Joanópolis

O projeto socioambiental "Águas do Piracicaba", dando continuidade às suas ações em Joanópolis, distribuiu no último dia 19 de janeiro 07 conjuntos de fossas sépticas biodigestoras aos produtores rurais cadastrados pela Casa da Agricultura do município.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba garantindo a produção de água em Vargem

O Projeto Águas do Piracicaba começou janeiro "a todo vapor" em Vargem. Contando com as orientações e supervisão técnica do engenheiro agrônomo da CATI – EDR Bragança Paulista – Sr. Marco Roberto de Faria, foram construídas 16 bacias de captação de água ou barraginhas em duas propriedades rurais do município.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba movimentando Vargem

Na segunda-feira (19/12/2011), o Projeto Águas do Piracicaba dando continuidade a suas ações em promoveu uma Oficina de Capacitação em Panificação às merendeiras das escolas municipais no salão paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba promove Oficina de Capacitação Ambiental para professores

Firmando a parceria com a Secretaria de Educação de Jundiaí a Associação Mata Ciliar através do Projeto Águas do Piracicaba promoveu no dia 16 de novembro a oficina de capacitação ambiental em Análise de Água e Integridade Ambiental.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba promovendo o Saneamento Rural de Pedra Bela

O projeto socioambiental "Águas do Piracicaba" dando continuidade as suas ações em Pedra Bela, distribuiu na última sexta-feira (16/12), 05 conjuntos fossas sépticas biodigestoras.
Leia mais

"Café da Roça" é tema da Oficina de Capacitação do Projeto Águas do Piracicaba em Joanópolis

Dando continuidade as suas ações em Joanópolis, o Projeto Águas do Piracicaba promoveu no sábado do dia 19 de novembro, na EMEF Vicente Camargo Fonseca uma Oficina de Capacitação no preparo de um tradicional "Café da Roça".
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba e Conexão Plantando o Futuro Envolve Pinhalzinho na Preservação do Meio Ambiente

"Pinhalzinho é lindo, uma beleza, mas temos um problema: o desrespeito à natureza. Se você é esperto e quer colaborar, fique atento e comece a preservar". Foi com essa frase que Piter Franco Penteado, aluno da 4° série C da EMEF Padre Itamar da Silva, venceu o Concurso de Frases Ecológicas promovido pela Associação Mata Ciliar- Projeto Águas do Piracicaba e da Conexão Plantando o Futuro.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba promovendo a geração alternativa de renda em Pedra Bela

O processamento de frutas e hortaliças foi o tema da segunda oficina de capacitação oferecida pelo Projeto Águas do Piracicaba em parceria com o Projeto CEL de Pedra Bela. Os mais variados doces em compotas, picles, antepastos foram preparados durante o dia inteiro de sábado (12/11) nas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba promove visitas monitoradas de alunos da rede municipal de educação

Firmando a parceria com a Secretaria de Educação de Jundiaí a Associação Mata Ciliar através do Projeto Águas do Piracicaba promoveu no dia 18 de novembro a visita monitorada de alunos da Escola Municipal de Educação Básica Deolinda Copelli.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba promoverá evento em Pinhalzinho

O grupo de jovens "Plantando o Futuro", que participa do Projeto Águas do Piracicaba promovido pela Associação Mata Ciliar com patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental, convida a toda sociedade para participar de um evento em prol do meio ambiente.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba em Piracaia

O projeto socioambiental "Águas do Piracicaba" dando continuidade as suas ações em Piracaia, distribuiu na última sexta-feira (04/11), 05 conjuntos de fossas sépticas biodigestoras a moradores da área rural do município.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba promove Oficina de Capacitação em Panificação em Joanópolis

No sábado (01/10), o Projeto Águas do Piracicaba promoveu na EMEF Vicente Camargo Fonseca, em Joanópolis, uma Oficina de Capacitação em Panificação para 26 pessoas, interessadas no aprendizado e aprimoramento de técnicas de se fazer pães caseiros.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba movimentando Pedra Bela

No último sábado (24/09), o Projeto Águas do Piracicaba desenvolvido pela Associação Mata Ciliar, dando continuidade a suas ações em Pedra Bela, promoveu uma Oficina de Capacitação em Panificação na Pré-Escola Municipal Algodão Doce.
Leia mais

Águas do Piracicaba com atividades de educação ambiental em Salto

No dia 27 de agosto aconteceu a 6ª edição do Dia Feliz Arjowiggins na cidade de Salto. O evento promoveu diversas atividades para mais de 100 crianças assistidas por programas de inclusão social.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba capacitando professores de Jundiaí

Na quarta-feira (24/08), o Projeto Águas do Piracicaba promoveu uma oficina de capacitação ambiental voltada ao uso de materiais didáticos desenvolvidos pela equipe técnica da Associação Mata Ciliar.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba nos 50 Anos da Casa da Agricultura de Joanópolis

Durante o aniversário de 50 anos da Casa da Agricultura de Joanópolis (17/08), o Projeto Águas do Piracicaba esteve presente no evento, divulgando suas ações no município e revendo seus novos parceiros ambientais.
Leia mais

Oficina promovida pelo Projeto Águas do Piracicaba capacita resgatando as tradições da culinária do campo

No último dia 18/08, a Associação Mata Ciliar, através do Projeto Águas do Piracicaba realizou uma oficina de capacitação sobre o tema "Café da Roça".
Leia mais

Festa dos 50 Anos - Casa da Agricultura

Evento será realizado no dia 17 de agosto na Casa da Agricultura de Joanópolis e contará com shows, sorteios e atividades educativas e recreativas.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba Capacitando para Geração de Renda em Joanópolis

A Oficina de Capacitação Ambiental – Doces e Compotas oferecida pelo Projeto Águas do Piracicaba foi realizada no último sábado (06/08) na EMEF Vicente Camargo Fonseca, em Joanópolis.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba cria Prêmio Roberto Mosso em Homenagem aos Protetores das Águas do interior paulista

No dia 28 de Julho (Dia do Agricultor), foram eleitos 33 nomes como merecedores do título de "Protetor das Águas" pelos técnicos das casas agrícolas municipais.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba promove uma tarde diferente às crianças da Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida

No dia 22 de julho, o Projeto Águas do Piracicaba teve a satisfação de promover a atividade de educação ambiental de visita monitorada nas instalações da Associação Mata Ciliar (AMC) para uma turminha bem especial.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba em parceria com Projeto Cidadania promovem a capacitação de jovens em Pedreira

A oficina de capacitação ambiental em Aerografia do Projeto Águas do Piracicaba foi ministrada a um grupo de jovens do Projeto Cidadania de Pedreira, no dia 20/07.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba Homenageará Protetores do Meio Ambiente

No próximo dia 28 de Julho, serão homenageados produtores rurais e membros da sociedade que contribuem para a preservação ambiental durante o "Dia do Agricultor".
Leia mais

A Coletividade no Águas do Piracicaba

O Projeto Águas do Piracicaba, visando contribuir com a gestão participativa dos recursos hídricos do estado de São Paulo, objetiva integrar os diversos setores da sociedade na busca de soluções conjuntas, relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento de uma cidadania ativa.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba "caminha" a favor do meio ambiente

A Caminhada Ecológica ocorreu no dia 25 de junho na Estrada do Mursa e foi promovida pela prefeitura de Várzea Paulista.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba participa de debate sobre o "Novo Código Florestal"

O debate ocorreu durante 5ª edição do Mês do Meio Ambiente, no sábado do dia 18 de junho na Câmara Municipal de Várzea Paulista.
Leia mais

Um abraço na lagoa e na cidadania

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, um evento muito especial reuniu crianças e seus familiares em volta da Lagoa Espelho D'água em Jundiaí.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba no Mês Do Meio Ambiente de Várzea Paulista

No dia 04 de junho foi promovida a distribuição de mudas em comemoração a Semana do Meio Ambiente, que será celebrada ao longo de todo o mês.
Leia mais

Encontros para uma cidade melhor

Em Águas de Lindóia uma agenda com palestras, exposições de painéis e mesa redonda discutirá diversos assuntos sobre qualidade de vida.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba colocando a "Mão na Massa"

No dia 04 de junho, no município de Vargem, foi realizada a OCA (Oficina de Capacitação Ambiental) de Panificação Artesanal.
Leia mais

Projeto Águas de Piracicaba promovendo o Saneamento Rural em Joanópolis

Ocorreu no dia 08 de junho a distribuição de três conjuntos de fossas sépticas biodigestoras na zona rural de Joanópolis.
Leia mais

Vamos abraçar a nossa lagoa!

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, um evento muito especial irá reunir toda a sociedade em volta da Lagoa Espelho D'água em Jundiaí.
Leia mais

Projeto Águas do Piracicaba em ação em Atibaia

Foi realizada no dia 26 de maio a apresentação da peça teatral "O Caminho de Casa do Vovô Gepet", na EMEF Profª Maria Helena Faria Ferraz.
Leia mais

Entrega de fossas em Pedreira

Nesta quinta-feira dia 5 de maio, ocorreu a entrega de três fossas sépticas biodigestoras modelo Embrapa do Projeto Águas do Piracicaba, na cidade de Pedreira.
Leia mais

Águas de março

O mês marcou o início de uma série de ações socioambientais junto às comunidades rurais das cidades contempladas pelo projeto.
Leia mais

« Voltar   |   Página Principal