O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

O Projeto Águas do Piracicaba marca o Mês da Água com Oficinas de Capacitação Ambiental para Professores

No mês em que se comemora do Dia Internacional da Água (22), o Projeto Águas do Piracicaba realizado pela Associação Mata Ciliar (AMC) ensinou aos professores da rede municipal de Jundiaí como avaliar integridade ambiental e qualidade da água de riachos da Serra do Japi.

As oficinas organizadas pela equipe de educação ambiental da Secretaria Municpal de Educação de Jundiaí, mobilizou cerca de 80 professores no Centro de Educação Ambiental Japi para Pequenos com o objetivo de capacitar os professores a utilizar o Kit Ecológico para Avaliação da Qualidade da Água, formado por diversas análises que permitem avaliar a taxa de sedimento, temperatura, oxigênio, pH e amônia da água.

De acordo com a coordenadora de projetos da SME, Débora Scarpinelli – "a ideia dessas oficinas é que os professores empreguem o conhecimento adquirido no desenvolvimento de atividades práticas com os seus alunos". A bióloga da AMC e coordenadora do Projeto Águas do Piraciba, Claudia Yoshida, espera que essas capacitações sirvam de incentivo as escolas a adotarem um curso d'água próximo para monitorar e cuidar.

Com o objetivo de promover a gestão participativa dos recursos hídricos, o Projeto Águas do Piracicaba tem se articulado com os diversos segmentos da sociedade na busca conjunta de qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, incentivando a adoção de práticas que contribuam para a conservação dos corpos d'água e conscientização ambiental. Em Jundiaí, o projeto no ano de 2011, levou às escolas, a peça teatral "O Caminho da Casa do Vôvo GePet" que visou ensinar de maneira lúdica, a necessidade da reciclagem e da preservação da natureza. Dando continuidade as suas ações no município, outras oficinas para professores já estão programadas para ocorrer periodicamente e visitas monitoras de alunos vêm sendo realizadas semanalmente no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da entidade.

O Projeto Águas do Piracicaba, conta com o apoio da CATI Regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental, além da colaboração das casas de agriculturas municipais, prefeituras, instituições de ensino e demais entidades públicas e privadas, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.

Matéria da TVE de Jundiaí


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal