O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba recebe o "Oscar da Água"

O Projeto Águas do Piracicaba, realizado pela Associação Mata Ciliar, com patrocínio da Petrobras Ambiental, foi premiado em primeiro lugar na categoria Sociedade Civil - Ações de Conscientização e Sensibilização Ambiental no 6º Prêmio Ação pela Água 2012, do Consórcio PCJ.

A premiação aconteceu na terça-feira, dia 27, na cidade de Americana e teve como objetivo homenagear e reconhecer as melhores iniciativas na área de gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Uma bacia com forte concentração populacional e industrial que consegue abastecer seus 5 milhões de habitantes, outros 9 milhões da grande São Paulo, pelo Sistema Cantareira.

O Projeto Águas o Piracicaba vem sendo desenvolvido desde janeiro de 2011 e já beneficiou diversas comunidades rurais e escolas de 20 municípios da Região Bragantina, Circuito das Águas Paulista e Região de Jundiaí. O sucesso do projeto se deve à forte participação da sociedade, pois conta com o apoio da CATI-EDR Bragança Paulista e colaboração das prefeituras, casas da agricultura, conselhos municipais de desenvolvimento rural, associação de moradores e produtores, escolas e grupos de jovens em todos os municípios atendidos pelo projeto.

A gestão participativa alcançada com o "Águas do Piracicaba" viabilizou a realização dos programas de manejo e conservação de área de proteção ambiental, educação ambiental e oficinas de capacitação, que se refletiram em 300 fossas biodigestoras doadas que já estão contribuindo para o saneamento na zona rural, construção de 1000 barraginhas que ajudam na redução da erosão dos solos e assoreamento dos rios, realização de mais de 100 oficinas de capacitação de produtores rurais e professores em atividades voltadas à geração alternativa de renda e práticas de educação ambiental e levou mais de 3 mil crianças a conhecer os impactos da ação humana na fauna silvestre brasileira, através de visitas monitoradas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação Mata Ciliar em Jundiaí.

O prêmio é resultado de um trabalho coletivo, que valoriza participação da comunidades e as considera protagonistas na preservação dos recursos hídricos em suas cidades.

Acesse o site da premiação: www.agua.org.br


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal