O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba promovendo a geração alternativa de renda em Pedra Bela

O processamento de frutas e hortaliças foi o tema da segunda oficina de capacitação oferecida pelo Projeto Águas do Piracicaba em parceria com o Projeto CEL de Pedra Bela. Os mais variados doces em compotas, picles, antepastos foram preparados durante o dia inteiro de sábado (12/11) nas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental. A oficina ministrada pela culinarista Ivone A. Araújo, contou com a participação de 20 pessoas e promoveu o reencontro de algumas veteranas e novas amizades dos projetos.

Para as alunas participantes da oficina, além das técnicas e dos segredos da culinária, o dia do curso torna-se um bom momento de descontração e integração de pessoas. Para a bióloga Claudia Eiko Yoshida, coordenadora do Projeto Águas do Piracicaba, as oficinas de culinária é uma ótima oportunidade de se mostrar que a maioria das soluções para os problemas ambientais estão associadas as nossas pequenas atitudes, que vão desde o melhor aproveitamento de nossos recursos (a exemplo o alimento), passando pela redução do desperdício e redução de lixo e, chegando à valorização de produtos caseiros que levam a uma alimentação mais saudável e menos danosa ao ambiente. Para a professora e coordenadora do Projeto CEL, Deusnely A. S. Cesila, os produtos gerados a partir dos conhecimentos aprendidos na oficina, futuramente poderão ser comercializados e a renda revertida às participantes da produção.

Novas oficinas do Projeto Águas do Piracicaba já estão sendo programadas em Pedra Bela para o ano de 2012, dando continuidade aos cursos de culinária e, iniciando atividades relacionadas à educação ambiental para serem empregadas pelos professores da rede municipal.

O "Águas do Piracicaba" é um projeto socioambiental desenvolvido pela Associação Mata Ciliar que conta com o poio da CATI Escritório Regional de Bragança Paulista, parcerias com prefeituras, associações, escolas e grupos de jovens e tem o patrocínio da Petrobras - Programa Petrobras Ambiental.


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal