O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba Promovendo o Saneamento Rural em Bom Jesus dos Perdões

Kit de fossa biodigestor instalada na Associação dos Produtores Rurais de Bom Jesus dos Perdões (Foto Nadia Carvalho Alves).

O projeto socioambiental Águas do Piracicaba entregou no dia 19 de fevereiro, o último lote de fossas sépticas biodigestoras ao município de Bom Jesus dos Perdões. Um total de 11 kits de fossas modelo EMBRAPA foi instalado na região de forma a substituir as fossas negras e/ou o esgoto a céu aberto na área rural.

Os kits doados pelo Águas do Piracicaba são constituídos por três caixas d’água de 1000L acopladas por tubos e conexões de PVC e ligadas ao vaso sanitário da residência, têm a função de realizar a decomposição das fezes humanas a partir da atividade microbiana do esterco bovino, reduzindo a poluição orgânica dos corpos d’água e minimizando as chances de propagação de doenças.

No município de Bom Jesus dos Perdões, a doação de recursos do Projeto Águas do Piracicaba demonstrou como é possível o bem coletivo a partir da colaboração individual e, se tratando de cuidado com o meio ambiente, quando cada um faz a sua parte, todos se beneficiam. No município, a Casa da Agricultura, cadastrou os interessados em receber as fossas biodigestoras e coube aos proprietários assumirem a responsabilidade de sua manutenção e instalação das fossas doadas pelo projeto realizado pela Associação Mata Ciliar.

O Projeto Águas do Piracicaba conta com o apoio da CATI Regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras - Programa Petrobras Ambiental e colaboração das casas de agriculturas municipais, prefeituras, instituições de ensino e demais entidades públicas e privadas, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal