O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba despoluindo as águas de Vargem

O projeto socioambiental Águas do Piracicaba entregou, no dia 02 de fevereiro, um segundo lote de fossas sépticas biodigestoras ao município de Vargem. Dos dezenove kits já entregues, 11 foram instalados no bairro Guaraiúva de forma a reduzir a poluição orgânica do ribeirão - substituindo as fossas negras e o esgoto a céu aberto, pelo sistema biodigestor desenvolvido pela EMBRAPA.

Os kits doados pelo Águas do Piracicaba, são constituídos por três caixas d'água de 1000L acopladas por tubos e conexões de PVC e ligadas ao vaso sanitário da residência, têm a função de realizar a decomposição das fezes humanas a partir da atividade microbiana do esterco bovino, reduzindo a poluição orgânica dos corpos d'água e minimizando as chances de propagação de doenças.

Em Vargem, a doação de recursos pelo Projeto Águas do Piracicaba tem demonstrado como é possível o bem coletivo a partir da colaboração individual e, se tratando de cuidado com o meio ambiente, quando cada um faz a sua parte, todos se beneficiam. No município, a Casa da Agricultura, cadastrou os interessados em receber as fossas biodigestoras, cabendo aos proprietários assumirem a responsabilidade de sua manutenção e instalação que, para alguns casos, a Prefeitura Municipal também colaborou na abertura dos buracos para a colocação dos kits. Além das orientações básicas fornecidas durante a entrega dos materiais pelos representantes do Projeto, o técnico da CATI - Casa da Agricultura de Vargem, o engenheiro agrônomo Moacir M. Ribeiro, também ajudará nas orientações técnicas de montagem e instalação da(s) fossa(s) na propriedade.

Além do saneamento rural, o Projeto Águas do Piracicaba já atingiu em torno de 800 pessoas com diversas outras ações como a construção de barraginhas, a realização de Oficinas de Capacitação Ambiental (OCAs) voltadas a geração alternativa de renda e a apresentação da peça teatral "O Caminho da Casa do Vovô Gepet" aos alunos do ensino básico da rede pública.

O Projeto Águas do Piracicaba é uma realização da Associação Mata Ciliar, conta com o apoio da CATI Regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental e colaboração das casas de agriculturas municipais, prefeituras, instituições de ensino e demais entidades públicas e privadas, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal