+ PROTESTO CONTRA A ALTERAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL

Exmo. Sr(a). Senador(a),

Como cidadão brasileiro, demonstro minha preocupação com a alteração do Código Florestal que tramita no Senado, mudanças essas que podem ser desastrosas para a biodiversidade dos nossos biomas.

Muito me preocupa o fato de que muitas espécies da nossa flora e da nossa fauna, que hoje já estão seriamente ameaçadas de extinção, possam vir a desaparecer com a aprovação das mudanças propostas.

A redução das nossas reservas, a anistia aos nossos devastadores, a possibilidade de se utilizar espécies exóticas em projetos de reflorestamento, tudo isso pode trazer uma série de consequências irremediáveis para todo um ecossistema, o que torna ainda mais preocupante os avanços referentes a este projeto.

Dessa forma, peço que Vossa Excelência considere esses aspectos diante da decisão referente a essas mudanças no Código Florestal Brasileiro, ciente de que, trabalhando para a preservação de nossas florestas, estaremos trabalhando na preservação de nossa própria sobrevivência.

Agradeço pela atenção.

A face oculta da alteração do Código Florestal evidencia a ganância de alguns que irá transformar em cinzas, anos de luta pela preservação e conservação de nossos recursos naturais.

No que se pese a real necessidade de uma profunda reavaliação das leis ambientais do país, não se pode permitir que se atire no lixo tantas conquistas que contribuíram para a garantia da manutenção de nossos ecossistemas, muitos deles quase que totalmente desaparecidos.

A iniciativa, que conta com o entusiástico apoio das mais retrógradas e perversas forças oligárquicas de nosso país, é um total desserviço ao Bem Comum, não apenas de nosso povo, mas de toda a humanidade e deve ser combatido e repelido com todas as nossas forças, sob pena de termos a destruição e a espoliação de nossa biodiversidade sob o olhar complacente de nosso governo que se diz defensor dos interesses nacionais.

De que adianta o país contar com instituições de pesquisa renomadas, entidades de reconhecido valor internacional, associações de ciências e nomes respeitadíssimos, se nossos políticos não lhes dão importância e credibilidade? Eles escolhem sim, textos ou estudos pontuais que usam para justificar seus discursos feitos, muitas vezes, sob o manto da impunidade parlamentar. Muitos deles usam e abusam, como registram cotidianamente a imprensa nacional e estrangeira, de seu poder para através de vias escusas defender interesses obscuros e danosos para a nossa sociedade (é só relembrar os fatos recentes das enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro, Santa Catarina, resultados em grande parte das ocupações irregulares nas áreas de preservação ambiental (APPs) quase sempre feita sob as vistas grossas de nossas autoridades.

Assim, convidamos todos que vêem este país como um bem maior do que poucas e sujas cifras, a se levantarem contra mais esta decisão equivocada dos políticos brasileiros. Vamos nos manifestar enviando esta carta a todos os senadores, mostrando claramente a indignação do povo brasileiro a esta declarada falta de patriotismo.



De olho na Reforma da Código Florestal:

O Senado criou uma página específica para que os cidadãos acompanhem o processo. Clique aqui para conferir.

No link opinião você pode conhecer qual é a postura dos senadores em relação ao assunto.

Matérias relacionadas:

Alteração do Código Florestal: "Desenvolvimento" à custa de sombra e água fresca

24 de maio de 2011 - Um dia para não ser esquecido

Eleitores da alteração do Código Florestal