Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player





 
 
Fauna
 
 

Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)

O Centro de Reabilitação de Animais Selvagens (CRAS) da Associação Mata Ciliar atua há 12 anos e está localizado em Jundiaí/SP. Presta atendimento médico-veterinário aos animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Guardas Municipais entre outras instituições. Em geral os animais são provenientes da Serra do Japi e região e chegam ao centro em conseqüência de tráfico, queimadas, caça, desmatamentos, entre outros problemas.

O CRAS é o único centro que atende animais silvestres da região, se tornando um centro de referência, e até hoje já contabiliza o atendimento de cerca de cinco mil animais. Uma equipe especializada composta por biólogos e veterinários presta atendimento 24 horas por dia aos animais recebidos.

Após sua recuperação, os animais tratados são soltos de volta na natureza sempre que é possível. No entanto, alguns ficam com danos permanentes e são condenados a viver em cativeiro para sempre.

O trabalho de reabilitação dos animais é complementado com o trabalho de educação ambiental, que visa reeducar e informar as pessoas sobre os impactos que podem ser gerados pelo homem aos animais silvestres, além de alertar sobre o tráfico e a prática inadequada da domesticação de animais silvestres.

 
Unidade Rua XV de Novembro, 195 - Centro
Pedreira, SP - CEP 13920-000
Telefone - (19) 3852-4055 begin_of_the_skype_highlighting              (19) 3852-4055      end_of_the_skype_highlighting

Unidade Jundiaí Av. Emílio Antonon, 1000 - Chácara Aeroporto
Jundiaí, SP - CEP 13212-010
Telefone - (11) 4815-5777 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 4815-5777      end_of_the_skype_highlighting