O Diário Oficial da União publicou, no dia 27 de junho de 2013, a Resolução nº 457 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), presidido pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que libera e autoriza o tráfico de animais silvestres em todo território brasileiro.

Os animais silvestres irão sofrer ainda mais com o tráfico ilegal, terceira maior atividade lucrativa e ilícita do mundo, reduzindo drasticamente o número de indivíduos de vida livre e causando desequilíbrio no ecossistema. Além disso, milhares de animais silvestres serão condenados a viver em gaiolas, levando-os a uma morte lenta e sofrida. A partir de agora, sob o respaldo da lei todo cidadão brasileiro pode possuir até dez animais de origem ilegal.

Aves, répteis e mamíferos sofrem muito com essa situação. Muitos filhotes são arrancados dos braços de suas mães, que muitas vezes são mortas, para serem vendidos como animais de estimação em diversas feiras de rolo por todo o país. Com o aumento da procura por esses novos "pets", assim oficializados pelo CONAMA e Ministério do Meio Ambiente, a captura desses animais irá alavancar a extinção de diversas espécies.

A Associação Mata Ciliar repudia essa resolução e postura de órgãos que deveriam zelar pela nossa biodiversidade. Trabalhamos diariamente com diversos casos de animais silvestres que levarão traumas pelo resto de sua vidas, por terem sido traficados e aprisionados em gaiolas por vários anos.

Em meio as manifestações populares que acontecem em todo país, essa é uma oportunidade para a sociedade se posicionar a respeito e reivindicar a anulação dessa resolução e a reparação desse equívoco ambiental.

Possui Facebook? Clique aqui e compartilhe essa mensagem!

Caso não consiga visualizar o informativo acima, clique aqui para ler essa mensagem da Associação Mata Ciliar.