O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

O Projeto

A Associação Mata Ciliar realiza o projeto socioambiental "Águas do Piracicaba", que tem por objetivo promover a participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas que contribuam para a recuperação de áreas degradadas e conservação de florestas e áreas naturais.

O "Águas do Piracicaba" atua em 20 municípios da Região Bragantina, Circuito das Águas Paulista e Região de Jundiaí, tendo como principais ações:

São Oficinas de Capacitação Ambiental (OCAs) voltadas aos temas: recuperação de nascentes, geração alternativa de renda, educação ambiental, monitoramento da qualidade da água, saneamento rural e conservação de solos, recuperação de áreas degradadas através de SAF's, sistemas alternativos de uso da terra e uso racional da água no meio rural.

Programa voltado à produção de mudas de árvores nativas, capacitação de jovens e adultos em atividades agroflorestais e realização de ações em educação ambiental.

Promoção do saneamento rural, conservação de solos e monitoramento da qualidade da água através do programa Manejo e Conservação de Áreas de Proteção Ambiental com distribuição de fossas sépticas e implantação de bacias de captação (barraginhas) para contenção de erosão.

Programa voltado à conscientização da população em geral através da realização e participação de eventos ambientais, empréstimo de kits ecológicos para serem utilizados pela rede de ensino, promoção de peça teatral infantil e visitas monitoradas nas instalações da Associação Mata Ciliar.

Para tanto, o projeto Águas do Piracicaba conta com o apoio da CATI Regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Ambiental, além da colaboração das casas de agricultura dos municípios envolvidos, prefeituras, instituições de ensino e demais entidades públicas e privadas, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.

Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e a construção de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas sustentáveis junto à população rural.

A estratégia do Projeto Águas do Piracicaba é de uma visão ampla e profunda, onde se destaca o papel das comunidades na preservação do ambiente e entende a água como bem comum e o grande elo da vida. Informação só não basta para uma mudança efetiva do homem em relação ao ambiente. Faz-se necessária uma nova abordagem da questão da água junto às comunidades rurais, que estão próximas aos mananciais.

« Voltar   |   Página Principal