O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Monitores Ambientais em ação no Programa Escola da Família de Pinhalzinho

A Escola Estadual Estanislau Augusto que abre as suas portas aos finais de semana para a comunidade usufruir de seu espaço como área de convívio, cultura, serviços e lazer, no último domingo (25/03), também acolheu a equipe de monitores ambientais do Projeto Águas do Piracicaba.

Os monitores ambientais, grupo de pré-adolescentes e jovens integrantes da Conexão Plantando o Futuro e representantes da Associação Mata Ciliar no município, levaram às famílias e frequentadores do Programa Escola da Família, jogos com temática ambiental do Projeto Águas do Piracicaba.

Durante o evento, os monitores ambientais que estão sendo capacitados em diversas atividades pela equipe de educadores da Associação Mata Ciliar/Projeto Águas do Piracicaba, interagiram com o público da escola, orientando e ensinado as pessoas a jogarem no Tabuleirão do Águas do Piracicaba que apresenta de forma divertida as várias ações do projeto na região. Para aqueles interessados em aprender um pouco sobre a fauna silvestre, os monitores ambientais desafiavam os participantes a montarem o painel "Os Silvas" que traz informações e particularidades de algumas espécies de animais brasileiros. A botânica, por sua vez, foi explorada pelos monitores através do jogo "Quem Sou Eu?", no qual o jogador procura adivinhar o nome das plantas a partir da observação de algumas estruturas como caule, folhas e sementes.

De acordo com a coordenadora do Águas do Piracicaba, a bióloga Claudia Yoshida, tais ações do têm por finalidade promover a educação ambiental e fortalecer o papel dos monitores ambientais, como jovens capazes de repensar o mundo dentro de uma perspectiva ecológica e de conservação dos recursos naturais.

Atuando em 20 municípios da região Bragantina, Circuito das Águas e Jundiaí, o Projeto Águas do Piracicaba conta com apoio da CATI-EDR Bragança Paulista, casas de agricultura municipais, prefeituras, instituições de ensino e demais entidades públicas e privadas, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal