O PROJETO
METAS
MONITORAMENTO
BANCO DE NOTÍCIAS
IMPRENSA
VÍDEOS
CONTATO
KITS ECOLÓGICOS

Projeto Águas do Piracicaba e Conexão Plantando o Futuro Envolve Pinhalzinho na Preservação do Meio Ambiente

"Pinhalzinho é lindo, uma beleza, mas temos um problema: o desrespeito à natureza. Se você é esperto e quer colaborar, fique atento e comece a preservar". Foi com essa frase que Piter Franco Penteado, aluno da 4° série C da EMEF Padre Itamar da Silva, venceu o Concurso de Frases Ecológicas promovido pela Associação Mata Ciliar- Projeto Águas do Piracicaba e da Conexão Plantando o Futuro.

No concurso, alunos das escolas de Pinhalzinho puderam concorrer ao prêmio de melhor frase. Depois de selecionadas pelas escolas participantes, 15 frases ficaram expostas no Lago do Pinhalzinho onde a população pode escolher sua favorita. Ao todo foram 2107 votos coletados pela Conexão Plantando o Futuro, representada pelo Sr. Marco Venegas e amigos e colaboradores, Srs. Edson Cavalheiro, Pr. Marcelo, Maurício de Souza (CUP- Caminhantes Unidos de Pinhalzinho), Moacir Ferreira, Denis Donadi e Escoteiros de Pinhalzinho.

O anúncio foi feito neste domingo 27/11 para mais de 200 pessoas que participaram da caminhada ecológica da Escola Estanislau Augusto até o Lago de Pinhalzinho. Na cerimônia de premiação, as cinco escolas participantes receberam troféus simbólicos de agradecimento pelo envolvimento de crianças e jovens nas questões ambientais do município.

Após a caminhada e cerimonial de premiação, no Lago de Pinhalzinho foram plantadas mudas de árvores nativas representando cada uma das frases participantes que foram grafadas em plaquinhas, confeccionadas com o apoio dos comerciantes pinhalzienses.

A escolha do lago como local para o plantio se deu em função do desejo da população em revitalizá-lo e transformá-lo num referencial de área para práticas esportivas.

Contando com o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, a frase mais votada, será utilizada nos documentos oficiais do município através de um selo, além de ficar exposta com destaque nas entradas da cidade durante um ano. O presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Carlos Roberto dos Santos, salientou em seu discurso a importância da conservação do meio ambiente "Hoje ainda podemos recuperar e salvar muita coisa que a gente destruiu. Não podemos ver o planeta como uma parte de nós e sim nos vermos como parte deste planeta". Carlos também reafirmou o compromisso para que a frase vencedora seja divulgada nos documentos oficiais.

Pinhalzinho é lindo, uma beleza

Pinhalzinho foi fundado em 1840, o nome do município deriva das matas de pinheiros que cobriam a região. O povoamento de Pinhalzinho deu-se principalmente por imigrantes italianos. O povoado, em 1900, contava com vinte habitações dispersas. A partir de 1910 o crescimento foi acelerado em função da criação de uma escola particular, mantida por moradores e o aumento da população causada pelo anúncio de oferta de terrenos gratuitos.

Cidade pequena, encravada em ponto privilegiado na Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, hoje conta com cerca de 13 mil habitantes, é cortada pelo Ribeirão do Pinhal, que deságua no Rio Camanducaia, no município de Monte Alegre do Sul. O município se insere na Bacia Hidrográfica PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), formadores do Rio Tietê.

Mas temos um problema: o desrespeito à natureza.

Apesar de pequeno, o município de Pinhalzinho sofre com problemas da "cidade grande" destacando-se a degradação ambiental. A própria população reclama da falta de práticas conservacionistas na região.

Se você é esperto e quer colaborar, fique atento e comece a preservar

O grupo Conexão Plantando o Futuro foi criado em 2005 por Marco Venegas. De início o grupo trabalhava com crianças, no plantio de mudas e na colheita de sementes para o reflorestamento de áreas do município. Hoje o projeto trabalha com todos os públicos que se interessem pela causa e deseja a participação de toda a população. "A gente pretende que, com a instalação de viveiros de mudas, os responsáveis pelas escolas próximas, os professores e monitores participem na recuperação de áreas do município."

Desde o início das ações do Projeto Águas do Piracicaba na região, a Conexão Plantando o Futuro, se tornou um parceiro da Associação Mata Ciliar de forma colaborar na promoção da gestão participativa dos recursos hídricos.

O projeto socioambiental "Águas do Piracicaba", realizado pela Associação Mata Ciliar tem patrocínio Petrobras Ambiental e procura se articular com os diversos segmentos da sociedade na busca conjunta pela qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, incentivando a adoção de práticas, que possam contribuir para a recuperação de áreas degradadas, conservação dos recursos naturais e conscientização ambiental.

Atuando em 20 municípios da região Bragantina, Circuito das Águas e Jundiaí, o Projeto Águas do Piracicaba conta com apoio da CATI-EDR Bragança Paulista, casas de agricultura municipais, prefeituras, instituições de ensino e demais entidades públicas e privadas, associações de produtores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural e grupos de jovens.


Outras notícias

« Voltar   |   Página Principal